terça-feira, julho 29, 2008

Lar, doce lar


Seus pais têm uma casa espaçosa? O jardim da casa de uma avó querida, além de imenso é lindíssimo? A casa de campo daquela tia fofa a beira do lago é perfeita? Que tal, então, realizar o casamento em casa?

Não pense que isso gere economia a sua carteira, não! Pelo contrário, pois nos espaços próprios eles já têm toda infra-estrutura, enquanto que no aconchego de um lar, o mais provável é que você terá que locar itens que poderão pesar no seu bolso. Buffets, por exemplo, chegam a dobrar de preço.

Mas, para quem não tem essa preocupação e o que importa é o clima intimista do momento e as lembranças da sua vida que o local lhe traz, com a ajuda de uma pessoinha muito querida, Fabiana Barros, que teve a experiência em 2.006 de realizar a recepção de seu casamento na casa de seus pais, vou dar dicas de como concretizar esse sonho:

1 - Não pense somente no espaço para acomodar os seus 150 ou 200 convidados, mas bem como o local para estacionar os carros de todos, além do espaço para que os profissionais trabalhem com comodidade no dia. O ideal é que haja 1,5m² para cada convidado ou mais. Veja bem, você precisa acomodar também a mesa do buffet, a banda e a pista de dança.

2 - O espaço externo é enorme, acomoda a todos perfeitamente bem. Mas... E se chover? Ou a casa tem que ter um espaço social interno na mesma proporção que o externo, o que é muito difícil, principalmente hoje em dia ou você terá que alugar tendas com laterais. Os locais especializados neste tipo de locação, muitas vezes também dispões de palcos, pistas de dança, passarelas para piscinas e banheiros químicos.

3 – Se você não quer ver seu grande dia terminando cedo demais porque seus convidados estão suando mais que maratonistas ou parecendo esquimós, loque também climatizadores.

4 - Aconselho nesta situação, mais do que nunca, contratar um cerimonial com um bom decorador, pois eles, melhores do que ninguém, saberão analisar o espaço e distribuir os ambientes corretamente.
Aqui, Fabiana nos alerta sobre a importância desses profissionais: ”...as empresas que fizeram o trabalho, transformaram a casa em um verdadeiro salão de festas e todo mundo se surpreendeu com o tanto que ficou lindo. E acredito que eles achavam que seria algo mais simples e informal.”

5 - Nada mal também chamar um eletricista para dar uma checada na fiação e verificar se está tudo em ordem para agüentar equipamentos de som, iluminação, do buffet entre outros. Aqui fica a dica de locar um gerador, só não se esqueçam que existem de várias potências e de repente, um menos potente servirá muito bem sua festa e não custará tão caro.

6 - Se informe também até que horário é permitido som mais alto no local que você mora. Péssimo a polícia aparecendo em seu casamento. Verifique também sobre o ECAD, o DJ com certeza saberá como proceder.

7 – Verifique se o encanamento, descarga e trinco dos banheiros estão funcionando perfeitamente. Nada mais desagradável que o melhor amigo do seu noivo flagrando sua tia-avó em um momento mais íntimo. Não esquecendo que o ideal é um banheiro para cada 30 pessoas.
Esse foi um dos pontos negativos para Fabiana: ”Falta de banheiros estruturados para a quantidade de pessoas.”

8 – Você conseguiu as mesas e cadeiras com algum amigo em número suficiente? Verifique uma por uma se estão todas em perfeito estado de conservação. Imagine sua chefe com a meia-calça desfiada por culpa de uma cadeira lascada. Não se esqueça que o buffef precisará de mesas aparadoras, portanto, empreste ou alugue a mais.

9 – Sabe aquele tapete caríssimo que sua mãe comprou durante uma viagem ou a cristaleira que está a anos na família? Pois bem, tire tudo de valor da área social da casa e tranque num local onde só as pessoas da casa tem a chave. Você pode confiar plenamente nos seus convidados, mas e nos fornecedores e nos acidentes que possam a vir a acontecer?

10 – Contrate uma equipe de segurança. O ideal é um para cada vinte pessoas. Seu cerimonial saberá dar todas as coordenadas, mas não se esqueça de deixar um na entrada da área íntima da casa.

11 – Quer algo pior que um convidado se atrasar porque ficou procurando local para estacionar? Serviço de valet park também é essencial. Bacana identificá-los como sendo profissionais que estão trabalhando em seu casamento, como pulseiras ou crachás. Avise seus vizinhos sobre o fluxo maior de carros no dia.

12 – Deixe bem claro no contrato com o buffet e com o decorador quem leva o que e do que podem dispor na casa, como freezer, fogão, um sofá para o lounge, ou por acaso você quer ver aquela almofada linda indiana virando apoio de pé de algum convidado mais alegre?
Fabi nos conta que teve problemas por causa de não colocar no contrato alguns itens: ”...mandaram free lancers de uma boa empresa, porque os bons foram para eventos melhores. Hoje eu exigiria em contrato a pessoa e na época, não me atentava a essa possibilidade pois não tinha tanto conhecimento sobre as atitudes de profissionais da área de casamento.”

13 – Não quer que os convidados no final da festa invadam a piscina? Decore-a!

14 – As mulheres de sua família são excelentes cozinheiras... É, as da minha também! Mas por acaso você quer vê-las estressadas no dia do seu casamento porque o molho branco desandou ou correr atrás também da locação de pratos, tolheres, guardanapos entre outros itens que o buffet já disponibiliza contratando-o?
Fabi nos dá uma dica aqui “Não tínhamos condição de pagar buffet, etc. Então contratamos um cozinheiro e garçons, meu pai comprou os ingredientes e saiu bem mais em conta.”

15 – Não vejo a necessidade de se gastar tubos de dinheiro com ornamentação se a casa já possuir um belo paisagismo. Se for à noite, só invista em iluminação! Se tem alguém responsável em cuidar do jardim, converse alguns meses antes sobre a necessidade de reforçar o gramado ou plantar algumas mudas decorativas. Lírios do vale e tulipas florescem no frio, enquanto margaridas e gerânios no calor.
Fabi: ”Além disso, por ter um espaço verde, economizei também na decoração do ambiente."

16 – Contrate também uma equipe de limpeza para o antes, durante e depois do evento! Mamãe não gostará de estragar as unhas, seu sogro não ficará nada satisfeito de dar uma geral nos banheiros na hora festa e sua cunhada odiará varrer a varanda quatro horas da manhã.

17 – Para cerimônias religiosas, não se esqueçam as católicas que padre nenhum tem ordem do Vaticano para celebrar casamentos fora da igreja. Uma ótima opção são os reverendos ortodoxos ou padres da católica brasileira.

18 – Caso a cozinha seja minúscula e não tenha outro local para preparar os alimentos, uma ótima solução é o buffet já trazer tudo preparado. Dica valiosíssima: Escolha um cardápio que o réchaud dê conta do recado de esquentar a comida. Mas se ela tem um tamanho suficiente, verifique a posição dos móveis não atrapalha a circulação dos profissionais.

19 – A cerimônia será no mesmo local? Decida se os convidados ficarão sentados ou em pé. No primeiro caso, não se esqueça de locar ou emprestar as cadeiras com antecedência. A pouco tempo vi uma decoração lindíssima com cadeiras antigas mas de vários modelos numa cerimônia. Caso eles fiquem em pé, não se esqueça de cadeiras para os que tem mais idade.

20 – Nada de querer uma decoração super moderna se a casa tem um estilo colonial. Não misture as estações. Casas campestres pedem um estilo mais rústico. Muitas vidraças, algo que dê sensação de calor, paredes claríssimas, cores mais fortes! Em caso de dúvida, opte sempre por algo mais clean.

21 – Providencie velas de citronela, que além de espantar os insetos, ainda perfuma e decora o ambiente.

22 – Mantenha em lugar acessível lâmpadas, velas, fósforo, papel higiênico, toalhas absorventes e o que você mais achar necessário para emergências. Seu cerimonial deve ser avisado da localização desse material.

23 – A casa será reformada para o seu grande dia? Cuidado para não despender dinheiro que fará falta no casamento e que as obras terminem alguns dias antes do evento.

24 – Tem animais de estimação? Não hesite, mande-os para hoteizinhos. Já pensou aquela prima chata do seu noivo com alergia do seu Lulu?

Fabiana deixa um último recado para as noivinhas que estão pensando em realizar seu sonho em casa: ”Se tiver espaço físico suficiente, é uma boa opção, pois gera economia e para quem está casando, isso é essencial. Mas deve-se contratar todos os profissionais mesmo, cozinheiro, ajudantes, garçons, alguém que cuide do banheiro, para os familiares curtirem a festa!”

Fotografia de Becky Pomp

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