sexta-feira, agosto 29, 2008

O tempo e o casamento!

Vejo muitas noivinhas preocupadíssimas com o tempo que durará seu casamento, se o local exigirá multa se as horas contratadas forem estrapoladas.

Nada de pânico, 5 horas são perfeitas e suficientes para você e seu futuro esposo realizarem as partes formais da recepção e ainda se divertirem a valer com os convidados!

Você pode estar falando “Mas a cerimonialista que eu contratei sabe de tudo isso!”... Porém tenho muitas leitoras que optam por N motivos de não terem essa profissional no seu grande dia e aí entra esse roteiro mais do que básico que estou oferecendo hoje!



Vamos lá?

- Os convidados são recebidos pelos pais do lado esquerdo e pelos padrinhos do lado direito da entrada da recepção (a mulher é sempre a primeira a ser cumprimentada) e devidamente acomodados nos seus lugares. Não se esqueça, quanto mais aninhos a pessoa tiver, mais longe da pista de dança deve ficar.

- Se for servido coquetel e jantar, o primeiro já pode circular para amenizar a fominha dos seus queridos.

- Aproveitem também para comer alguma coisa enquanto esperam, mesmo que estejam sem fome, pois a maioria dos recém-casados bebem umas a mais e acabam passando mal no seu próprio casamento. Combinem com um responsável pelo buffet para um garçom servi-los durante todo o evento.

- Os noivos entram mediante uma salva de palmas.

- Hora de brindar e de agradecer a presença de todos.
Eu, particularmente, gosto da idéia de agradecer a todos pelo microfone, depois passar somente nas mesas das pessoas com mais cabelos branquinhos (ou sem eles) e os mais jovens vocês terão a oportunidade de abraçar, beijar, beliscar na pista de dança.

- É a hora mais deliciosa da recepção, cortar o bolo. Nesse momento, os pais, padrinhos e parentes mais queridos devem estar por perto para que sejam realizadas as fotos formais. O bolo é recolhido para que seja servido depois,

- Chegou a hora dos noivos dançarem a primeira música depois de casados. Em muitos casos, a última, isto quando o então já marido é, vamos dizer, o oposto do Fred Astaire :-D.
Após a primeira dança dos noivos, a ordem correta para as rodopiadas com os pais são:
1. Pai com a filha - mãe com o filho – mãe da noiva com pai do noivo;
2. Noiva com sogro – Noivo com sogra – pai da noiva com mãe do noivo;
3. Noivos – pais da noiva – pais do noivo;
Durante essa dança, começam a entrar na pista padrinhos e demais convidados.

- O jantar começa a ser servido. É de bom tom que os noivos se sentem numa mesa, ficando de frente para todos os convidados. Na mesma mesa, sentam-se os pais e, se possível, os avós. Neste período, é interessante que algo mais calminho esteja tocando. Afinal, crepe de funghi não combina em nada com Chiclete com Banana. :-D

- Pista de dança aberta, é mais do que direito dos noivos aproveitarem a festa juntamente com seus queridos.

- É hora de desencalhar alguma amiga solteira e jogar seu lindo buquê para o alto. Hoje em dia, o recém-marido também jogar algo para seus amigos titios, como uma caixa vazia de uísque que depois é trocada por uma garrafa cheia.

- Chegou o momento de fugir para a noite de núpcias. Alguns casadinhos mais baladeiros preferem curtir sua festa até o último convidado se despedir. Assim seja feita a vontade de ambos, afinal, o momento é de vocês!

Conselhos básicos

1. Certifique-se que todos os profissionais contratados estão em perfeita harmonia. Seria ideal uma reunião entre buffet, equipe de som e de foto e filmagem para que a recepção ocorra tranqüilamente.

2. Verifique se o livro de assinaturas, lembrancinhas, bem-casados, doces estão todos a vista dos convidados.

3. Responsabilize alguém para recolher presentes de última hora, pertences pessoais, doces e bebidas que sobraram etc.

4. Não se esqueça, quando voltar da lua-de-mel, dos cartões de agradecimento, escritos de próprio punho e oferecendo um café no novo lar do casal!

2 comentários:

Binha disse...

muito bom !!
Beijos.

Michel Delnero disse...

Angela por que eu não li isso antes do meu casamento...rsrs