sexta-feira, setembro 05, 2008

Cortejo da cerimônia religiosa!

Como a semana passada eu fiz um breve texto de como deve seguir uma recepção, hoje passarei a ordem do cortejo completo da cerimônia religiosa, já que esse assunto rolou solto no meu MSN essa semana! ;-)

É óbvio que se os noivos quiserem mudar ou acrescentar algo, nada os impedem, pois só estou passando a ordem tradicional.

Lembrando que, é uma falta de atenção com os convidados, principalmente com os pais e padrinhos que estão em pé a horas, que a noiva se atrase mais do que 15 minutos, ou você quer começar a sua vida a dois conhecida como aquela que não chega aos almoços de família pontualmente?

Na minha opinião, é muito bacana os padrinhos receberem os convidados na porta, orientando os lugares que os convidados devem se sentar, pois os convidados da noiva sentam-se do lado esquerdo da nave central e os do noivo, do lado direito. Reserve alguns bancos na frente para as pessoas mais idosas, é um carinho muito bacana com estas



Primeiramente, entra o noivo com sua mãe pelo braço esquerdo. Muitos cerimoniais organizam primeiramente a entrada dos padrinhos, o que não deixa de ser correto, justificando que estes são as testemunhas do enlace e devem presenciar todo o casamento, mas na minha opinião, o anfitrião é o noivo, que deve estar no altar para receber seus padrinhos. Eles se posicionam do lado direito do altar, com a mãe um pouco à frente de seu filho.

Após, entram os padrinhos, alternados entre os da noiva e do noivo, nesta ordem, com a distância de uns quatro passos de um casal para outro. A mulher fica à direita do homem. Os padrinhos do noivo seguem para o lado direito e os da noiva, para o lado esquerdo do altar. Prefiro os padrinhos de mãos dadas, pois a postura da madrinha fica muito mais bonita. A hierarquia para a distribuição de padrinhos, seguidos pelos pais dos noivos é, os parentes mais próximos, como avós, irmãos, tios e depois os amigos, conforme o grau de intimidade.

Logo em seguida, quando o corredor central já estiver vazio, entra o pai do noivo com a mãe da noiva, que se posicionam no altar do lado esquerdo, um pouco à frente dos padrinhos da noiva.

Neste instante, o celebrante entra e a porta do local da cerimônia é fechada por alguns instantes, para criar aquela expectativa deliciosa da entrada da estrela da noite.

Tem casais que preferem que as crianças entrem sozinhas, sem a noiva, para que o centro das atenções, seja só ela e as fotos da sua entrada saiam com todos os detalhes do vestido. Também prefiro assim, sendo que ao chegar ao altar, a dama, se tiver idade suficiente para segurar o buquê da noiva deve ficar do lado esquerdo do altar e o pajem, como levará as alianças, do lado direito para entregá-las ao noivo. Caso sejam bem pequenos, deixe um lugar na primeira fileira de bancos, para acomodá-los ou fica uma graça também, na escadaria do altar.

E lá vem a noiva, com seu paizinho do seu lado esquerdo, seguindo em passos lentos e segurando o buquê bem na altura do ossinho do quadril. Já vi várias noivinhas, que ao invés do braço, dão a mãozinha para o pai e fica algo muito íntimo e carinhoso. Ao chegar ao altar, esta JAMAIS deve se esquecer de dar um beijo em seu grande herói. Se a moçoila estiver com um véu sobre o rosto, quem deverá erguê-lo, é seu pai.

O noivo dá uma beijoca em sua mãe e se adianta alguns passos para receber a noiva com um beijo na testa e cumprimenta o futuro sogro com um aperto de mão ou a menção de um abraço. Ele oferece seu braço esquerdo à noiva e a conduz ao altar.

O pai da noiva se dirige em direção da sua esposa e o pai do noivo faz o mesmo.

Na hora da troca das alianças, pode entrar uma daminha, pajem ou até mesmo uma pessoa querida da família carregando-as. Ou se preferirem, as mesmas já ficam no bolso no noivo.

Terminada a cerimônia, logo após os cumprimentos dos pais e padrinhos pelos noivos, eles se encontram novamente em frente ao altar, e saem na seguinte ordem: noivos, pajens e damas, pais da noiva, pais do noivo e padrinhos novamente intercalados, começando pelos padrinhos da noiva. Novamente, mantém-se em média quatro passos de distância entre os casais.

Se os noivos forem receber os cumprimentos na saída, a ordem que se forma para tal é, primeiramente a mãe e o pai da noiva, a mãe e o pai do noivo, a noiva e o noivo.

P.S.: Hoje em dia, usa-se muito o cortejo somente da noiva com seu pai e as crianças, deixando os padrinhos e noivo confortavelmente instalados na sacristia até o começo da cerimônia. Nesse caso, quem recebe os convidados, são os pais do noivo e a mãe da noiva. A entrada é feita pela lateral do altar, com todos já posicionados, conforme dito antes!

2 comentários:

Binha disse...

Mt bom!!

agora tá faltandi um check list daquelessss rs

Beijos.

Renata Rainho disse...

oiiiiii, então o ruim do noivo entrar por último é que demora mais pra trazer a noiva do carro pra porta. por isto que ultimamente o pessoal tem entrado com o noivo primeiro, enquanto os padrinhos entram a noiva já vai se posicionando bj