quinta-feira, setembro 18, 2008

Uma homenagem a Baco!

A partir dessa semana, os textos de sextas, serão publicados na quinta, afinal, acordo cedinho e chego cansadérrima em Campinas. ;-)

Vamos ao que interessa?

Ao planejar o menu para o casamento, não se esqueça do vinho.

Claro que sempre há o brinde com champagne ou uma boa espumante, quando o orçamento está mais apertado, mas para acompanhar a comilança, nada melhor do que um bom vinho.

Só preste muita atenção ao escolher! Ou vocês querem deixar um gosto de meia usada na boquinha dos seus queridos?



Considere o orçamento, antes de mais nada! Afinal, você não querem passar fome para ter esse néctar dos deuses em seu grande dia. Para cortar custos, veja se o buffet pode servir bebidas de fora e se não terão que pagar rolha (uma taxa extra para que sejam servidas bebidas de fora por garrafa). A maioria dos buffets hoje em dia, até preferem assim.

Faça levantamento de preços em vários locais. Aqui em São Paulo sugiro sem pestanejar a Imigrantes Bebidas e a Casa Lisboa, sendo que na primeira vocês poderão comprar on-line e receber com todo o conforto em seus lares e na segunda, a consignação é liberada e os noivos podem marcar uma degustação, sendo auxiliados no cálculo das quantidades.

Não perca também promoções de grandes redes de hipermercados. Geralmente são marcas boas e dá para parcelar no cartão da loja.

Quando for comprar, deixe o vendedor saber exatamente o quanto você deseja gastar e peça uma lista variada de vinhos para que você faça a escolha. Marque um jantar em família e faça uma degustação in loco para saber o que seus entes queridos mais aprovam.

Leve em consideração, para as quantidades, o horário de sua recepção. Quanto mais tarde for, mais bebida alcoólica será consumida. E por falar nelas, pense também nas outras bebidas que irá servir, como cerveja, drinques, caipirinhas, uísque etc. O básico é uma garrafa para cada duas pessoas, levando em consideração que todos irão beber!

Para escolher o tipo de vinho, leve em conta as estações do ano, além dos comes de seu menu. Dependendo de quando você casa, certos vinhos podem ser melhores do que outros. No verão, os brancos caem melhor, já no inverno, os tintos.

Seu buffet ou o sommelier da casa onde vocês irão comprá-los poderão ajudá-las a combinar o tipo de vinho com o alimento que será servido.

No geral, você deve escolher os tintos, tais como Cabernet e Merlot para as carnes vermelhas e massas e os brancos, como Chardonnay e Sauvignon Blanc para frutos do mar, aves e massas com molhos brancos.

Se você está mesclando opções variadas no seu menu, opte por um vermelho ou branco e deixe que seus queridos escolham qual beber.

Caso você sirva somente um coquetel, nada melhor que um leve frisante durante toda a recepção. Álias, espumantes e frisantes, podem ser servidos durante todo o jantar, caso você prefira assim, desde o coquetel, até a sobremesa!

Enfim, escolha um vinho que você e seu futuro esposo gostem, afinal o casamento é de vocês! Só tomem cuidado com vinhos picaretas, aqueles que dão uma baita dor de cabeça nos seus queridos no dia seguinte, sabe? ;-)

Um comentário:

Binha disse...

Um bom vinho é tudo de bom.. e ninguém merece levar de lembrança do casamento a dor de cabeça no dia seguinte kkkk