quinta-feira, outubro 16, 2008

ENTREVISTA: DJ Sonorização!

À partir de hoje, inauguro um novo cafofo aqui no blog, com entrevistas com o mais diversos profissionais, ligados diretamente ou não ao mundo casamentício!

Não prometerei assiduidade nas entrevistas, pois dependo também da disponibilidade dos profissionais! :-D

E para abrir com chave de ouro esse novo espaço, entrevistei a equipe da DJ Sonorização, que são da cidade do futuro esposo, Campinas. Super simpáticos, toparam na mesma hora a entrevista! Quero deixar aqui o meu agradecimento especial!



1. Quanto tempo você é DJ? Conte-nos como foi seu começo.

Sou Dj há 15 anos pelo menos, no começo não era muito difundido a música de uma forma no geral, nem eletrônica nem a comercial e os dj tinham que fazer muito melhor por que não tinham acesso as boas músicas que eram vendidas com valor muito alto por ser importado e em disco, o que era o mais comum e não eram todos que podiam comprar um disco.
Hoje a coisa ficou muito mais fácil, vieram os equipamentos digitais como do CDJ e ainda não contente a tecnologia nos permite hoje ter todos os recursos de antigamente com a mídia digital que é o futuro sem dúvida.


2. O que é ser um bom DJ?

Pra ser franco ser um bom DJ resumidamente é segurar a peteca na festa e fazer a pista bombar.
Claro, pra nós que somos contratados, precisamos entender qual é o propósito da festa, pois já tive clientes que me atentaram que a festa seria uma festa apenas social sem pista pra fazê-los dançar e outros clientes que já me venderam a seguinte idéia “ quero que a festa já esteja pronta hora que os convidados chegarem”, mesmo assim fora um sucesso, pois cada festa tem um bolo diferente assim como convidados também, pois reagem de maneira diferente aos estilos de músicas, meio que como inventar uma receita na hora... Assim é a festa!


3. Que perguntas deve-se fazer a um DJ ao contratá-lo?

Há quantos anos você é DJ profissional?
Quem vai estar em minha festa de DJ?


4. Como você ajuda os casais a decidirem as músicas?

Escolha é muito particular... Não tem como mudar, isso quando são aquelas músicas que não podem faltar na festa, mas do restante tem que haver confiança, pois na festa o nosso objetivo é um só, fazer as pessoas dançarem.

5. Você oferece algum serviço diferenciado aos noivos? Quais?

Sim, o sucesso da festa!

6. Quando a pista não está cheia, é difícil sentir para que estilo de música você deve optar?

E difícil sim, mas nada como feeling para reverter este processo, não podemos negar que tem dias que não da nada certo e o DJ depende muito do seu público também, não adianta ele ser o melhor se o público é desanimado.

7. O que existe de mais moderno em questão de som e iluminação? É um investimento que a maioria dos casais estão dispostos a gastar?

Hoje o que existe de mais moderno e que é uma tendência no meio iluminação são os leds, mas ainda não está na hora de fazer o investimento para eventos. Podemos citar toda a estrutura de iluminação arquitetural e ambiente que faz o clima para a festa, valoriza a decoração. Som... Acredito que um equipamento bem direcionado e bem trabalhado (equalização e etc.), mas nada de super inovador em questão qualidades e potencia para o tipo de evento que faço.
Quanto aos casais, existem inúmeras opções para eles e às vezes querem o que a de melhor outros algo que se encaixe no orçamento deles costumo dizer que existe mercado para todos.


8. Como é feita a avaliação da estrutura de iluminação de um casamento?

A iluminação de um evento é feito em cima do espaço e da decoração
Já a estrutura para pista de dança, iluminação de pista e projeção (telão, plasmas, vídeo wall) etc, depende do que eles querem e o que o espaço necessita, podemos fazer um projeto simples ou algo mais arrojado ou até mesmo algo que seja necessário para o local.


9. Quais as características que um DJ deve possuir?

Apenas paixão pelo que está fazendo! O melhor cachê do Dj é ver a Pista cheia! Claro que conhecimento das músicas é fundamental. Não adianta nada, AMAR e não saber fazer na hora H!

10. Quais as vantagens de um DJ sobre uma banda? E as desvantagens?

Vantagens, nossa... Certeza que as bandas vão me crucificar!
As vantagens são que fazemos a festa do começo ao fim, sem pausas... Somos também discretos em nossa apresentação (algumas exceções, pois alguns aparecem até demais) , deixamos que a produção da festa apareça e que os noivos sejam o centro das atenções.
Fora a condição de controle do áudio, nossa como ouço reclamação de clientes que foram em festas com bandas, “volume alto, não conseguíamos conversar, banda show”, há quem goste!
Repertório mais acessível e completo do que as bandas
As desvantagens, bom, eles fazem música ao vivo, é mais emocionante e prende mais a atenção, nós apenas selecionamos as melhores para os momentos!


11. Hoje em dia, com o youtube, ficou mais fácil dos noivos avaliarem o trabalho de um profissional. Você tem sentido isso no seu trabalho, como?

Não, pior é que eu não tenho sentido esta ferramenta da web por isso não tem nos ajudado, minha propaganda é feita pelos meus clientes satisfeitos! E também outra, como que alguém vai avaliar o trabalho de um profissional assistindo um vídeo no Youtube? Imagina seis horas de festa de casamento ou mais e ele mostra os 10 minutos de pista cheia... ”Ó o meu trabalho...”, e não é assim, é uma evolução constante...

12. Como você lida com casais que não querem de forma alguma certas músicas ou estilos musicais em seu casamento, mas você sabe, por experiência, que a pista enche com elas?

Bom, o que eles não gostam não toca mesmo, o resto a gente se vira!

13. Faça um Top Dez de músicas que não podem falta de forma alguma num casamento.

Para um casamento tradicional onde os noivos optem por tocar desde anos 60, boleros até dance music atual aqui vai. Mas tem festas e festas tá!
The Wather Girls – It´s Raning man
Frank Sinatra & Bono (U2) – Under my Skin
Gloria Gaynor – I will survive
Bee Gees – Stay in Alive
Cher - Belive
ACDC – You shot me all night long (para o momento rock)
Tim Maia – Descobridor dos sete mares
Jean Rock – Can u Feel it
Rihana – Please don´t stop the music
Ivete Sangalo – Sorte Grande (Poeira)


14. Que conselhos você tem dá os casais que estão contratando um DJ para seu casamento?

Busque referências... Não avalie valores, e sim a prestação de serviços, ela que faz a diferença na festa!

DJ Sonorização - Som e Iluminação para Eventos
Rua dos Alecrins,46 - Galeria 05 - Cambuí - Campinas-SP - (19) 3386-0283

3 comentários:

Binha disse...

Adorei, Bjs.

Inês disse...

Que chic que você está!
Com entrevistas.
Gostei da novidade!
Beijinhos!

Shirley disse...

Que surpresa tive ao entrar no seu blog pela manhã e ver essa entrevista. Parabens amiga, mais uma vez você arrebentou...rsrsr...
Parabens tb pela escolha...DJ Sonorização, essa equipe é feita e excelentes profissionais...bjs