quinta-feira, outubro 30, 2008

ENTREVISTA: Mayra Abreu - MIH Eventos

Muitos detalhes me encantam num casamento, mas a decoração sempre foi o que cutucou mais forte meu coraçãozinho.

E para falar desse assunto, convidei uma profissional linda que tenho verdadeira paixão pelo seu trabalho, Mayra Abreu.

Vamos ao bate-papo?



Quanto tempo você trabalha com decoração de eventos? Conte-nos como começou.

Sempre gostei de organizar e decorar festas, com uma família grande e festeira, estava constantemente envolvida com alguma produção, entretanto nunca havia pensado em fazer disto minha carreira. Sou engenheira, sócia de uma empresa de fitness com a vida financeiramente resolvida,porque mudar se poderia continuar fazendo festas como hobby? Mas a cada festa finalizada surgia uma vontade enorme de produzir mais uma, ficava ansiosa esperando alguém me chamar, não deixava os familiares sem comemorar seus aniversários, transformava qualquer novidade em motivo de festa.
Esta ansiedade me levou a pensar seriamente em começar uma empresa de eventos, e há quatro anos quando uma conhecida me chamou para decorar profissionalmente suas bodas, resolvi junto com uma amiga que era hora de me aventurar em algo que me fazia tão feliz. E assim começou a MIH Eventos. Por indicações de amigos e familiares surgiram as primeiras festas e não pararam mais.


Você cria um conceito único para cada casamento?

Sim, cada casamento para mim é um projeto especial. A cada fechamento de contrato, eu perco noites de sono tentando bolar uma novidade ou uma maneira melhor de utilizar o espaço e orçamento. E quando fecham com muita antecedência então, é uma tortura..rsrs, já fiquei com uma festa dois anos na cabeça até ela se realizar e foram muitas noites insones.

É possível inovar em todos os casamentos?

A verdade é que esta difícil inovar em qualquer casamento, a maioria das noivas já me contrata com uma idéia fixa de decoração vista em uma revista ou em festa de alguém famoso. É preciso muita persuasão para modificar e não realizar apenas uma cópia mas nem sempre consigo.

Existe alguma tendência para decoração de casamentos?

Sempre há uma tendência. Alguns anos atrás a moda era exuberância de flores, arranjos carregados .
Modificou para uma decoração clean, sem exageros, utilizando flores nobres, e com a preocupação de não usar arranjos que bloqueassem a visão dos convidados sentados a mesa.
Hoje continuamos com decoração clean, mas com o diferencial de utilizar arranjos diferentes em cada mesa. Perdeu a monotonia de todos os arranjos serem iguais, agora o decorador pode diversificar nos formatos, alturas e até mesmo nas flores. Eu pessoalmente adoro.
Esta começando uma forte tendência na utilização de garrafas e garrafões de vidro com formatos e cores variados, vamos ver se vai pegar no Brasil.


Onde você se inspira?

Eu recebo muitas revistas e livros americanos e europeus, porque é onde a moda começa. Geralmente tiro uma idéia de um, misturo com a idéia de outro e tenho uma previa do que quero fazer.
Agora, nada melhor que o cotidiano para nos dar idéias. Outro dia mesmo no supermercado fazendo compras vi uma garrafa de coca em tamanho mini que amei e já bolei um arranjo usando confetes, pirulitos e sapos para um batizado que tenho em dezembro.


Com que antecedência os noivos devem buscar o serviço de decoração?

Varia muito com a data desejada, por exemplo nos meses de maio, setembro e dezembro o ideal é com um ano de antecedência se você tem preferência por determinado profissional. Já nos meses de fevereiro e agosto a procura é pequena ficando mais fácil fechar com menos antecedência.

Quais os fatores que mais determinam o tipo de decoração em casamento?

A preferência dos noivos. Sempre é o que conta na decoração, as cores, flores e estilo do casal. Não adianta oferecer uma decoração formal, para um casal que gosta de decoração praiana e odeia fraque, não vai ter a "cara" dos noivos.

Você já teve alguma experiência de uma decoração que não combinava com o espaço e tipo de evento e mesmo assim teve que fazê-la? Conte-nos como foi.

Eu tenho um “truque” que dá certo. Se está feio, prove que tem uma maneira mais bonita de realizar a mesma decoração modificando apenas detalhes. Eu monto uma prévia do que os noivos querem, e também uma que sei que vai combinar e ficar lindo, sempre dentro do padrão que os noivos desejam.
Por exemplo, uma noiva queria uma decoração clean utilizando toalhas douradas, flores vermelhas em um salão com paredes e pilastras cenoura, e sousplat de prata. Não dava para ficar clean. Fui no salão com ela e levei material para montar uma mesa do jeito que ela desejava , e outra com uma linda toalha delicadamente estampada em amarelo, laranja e vermelho, não precisei falar uma única palavra para ela trocar. Até hoje deu certo e não precisei realizar algo esteticamente condenável.


E o que influencia a escolha das flores?

A escolha começa com a flor que os noivos gostam , mas nem sempre é uma boa época para utilizá-la.Então sempre há uma ponderação entre as escolhas pessoais dos noivos, a adequação ao estilo da decoração e o preço.

Que tipo de materiais que complementam as flores saem mais acessíveis financeiramente para uma decoração?

Eu gosto muito de utilizar velas, e bases que chamem atenção. Alugar um bonito vaso, por 10,00 se acha no mercado, e colocar uma única flor nobre fica elegante e com custo baixo.
Também utilizo o recurso de bases largas com água e velas flutuantes. Fica ótimo e barato.


Quando os noivos lhe procuram, o que você faz para ajudar a escolher a decoração?

Eu converso muito com os noivos para conhecê-los melhor ,geralmente minhas reuniões iniciais duram de três a quatro horas.Baseado no perfil, eu procuro em meu acervo o que mais se enquadra e “afogo” os noivos com fotos , esboços e revistas para que eles apontem o que gostam e eu consiga começar a definir o que usar.

Quais as flores mais usadas nas suas decorações? Por que?

Lírios e rosas. Apesar do valor alto unitário das flores, com estas duas eu consigo elaborar arranjos lindos , utilizando uma menor quantidade resultando em um valor total bem razoável pelo padrão do arranjo.

O que torna um casamento mais acolhedor em questão de decoração?

Eu sou apaixonada por velas , acho que deixam o ambiente muito acolhedor e valorizam muito a decoração. A iluminação decorativa em cores quentes também são um grande auxilio neste quesito.
Geralmente evito o uso de luz direta e iluminação decorativa verde e azul voltadas para as mesas de convidados. As pessoas ficam com uma aparência horrível iluminadas com estas cores.


Qual decoração de um famoso que lhe impressionou? Por que?

A do Roberto Justos me impressionou pelo uso das cores marrom com rosa que para mim foi um novidade. Ficou muito bonito.

Na sua opinião, é necessário que os noivos gastem horrores para ter uma decoração bonita?

Não há necessidade de gastar tanto com decoração, um bonito arranjo com flores nobres sem exageros , e uma linda mesas de doces fazem a festa.

Que conselhos você deixa para as noivinhas?

Escolham as flores da época, não só pelo valor mas pela qualidade que apresentam. Por exemplo: conseguimos copos-de-leite em fevereiro, mas serão caros e não estarão tão vistosos.
Se puderem reservem uma parte do orçamento para iluminação decorativa, faz a diferença.


Minha flor de Niterói, obrigada pela entrevista super gostosa que você deu!

E para as noivinhas do RJ que estão a procura de uma decoradora de mão cheia, os dados da empresa para contato:

MIH Eventos
eventos@miheventos.com.br
Mayra Abreu (21) 8883.2591
Isabel Frias (21) 8125.0002

3 comentários:

Binha disse...

Adorei a entrevista!! Amo a entrevistada e o seu trabalho. Amo a entrevistadora tb. rs

Anônimo disse...

Angela , obrigada por ter me incluído neste espaço tão apaixonante que é seu blog. Estou amando estar aqui.
Beijos

Shirley Lebedieff disse...

AMO MUITO TUDO ISSO!!!!

bjs