sexta-feira, janeiro 30, 2009

ENTREVISTA: D. Arte

A entrevista de hoje é com Daniela Petroli, uma recém-casada linda que criou todas as artes gráficas de seu casamento, criando uma identidade visual única, nascendo dessa forma a D. Arte.

Mas algumas de vocês devem estar se perguntando o que é Identidade Visual no grande dia, não é mesmo? Resumindo, é combinação de cores, texturas, materiais gráficos e objetos de decoração criando um design exclusivo e inesquecível.

Vamos à entrevista?

1. Como surgiu a idéia de criar a D. Arte?

Eu sou uma pessoa muito dinâmica, adoro trabalhar com coisas que envolvam criação e arte. Mas no inicio só tinha a intenção de fazer trabalhos personalizados para o meu casamento. E fiz... Personalizei tudo o que podia e os meus impressos, por serem diferentes e exclusivos, chamaram a atenção de outras noivas, q começaram a pedir para que eu as ajudasse a fazer também. Criei a D. Arte assim, com o apoio e pedidos das noivinhas da comunidade “Noivas de Campinas e Região” e com o tanto de encomendas e procura que estou tendo desde então, percebi que realmente é um ramo promissor.

2. Você tem um bom-gosto indiscutível, mas é fácil conciliá-lo com o desejo de suas clientes?

Em primeiro lugar, obrigada! Essa questão de gosto é muito pessoal, cada um tem o seu estilo e preferência. Gosto de fazer coisas chamativas, e acredito que o perfil das pessoas que procuram o meu trabalho é parecido com o meu, se não, não procurariam. Até hoje não tive problemas com as escolhas delas, mas não vou “cantar vitória” já, porque estou só no começo.

3. Suas negociações creio eu, são feitas a grande maioria pela internet. É muito difícil perceber os desejos das clientes virtualmente?

Olha, isso é realmente um desafio, pois o casamento, deve sempre refletir a personalidade dos noivos e além de muitas vezes, não conhecer as clientes, tem um outro fator importante que é a expectativa que cada uma deposita quando me pede para criar algo e é uma minoria que sabe explicar exatamente o que quer, a maioria, só escolhe cor e deixa o resto sob a minha responsabilidade. Então, o que procuro fazer, é perguntar algumas coisas sobre o casamento, sobre os noivos, mostrar alguns modelos prontos para tentar captar um pouco do estilo de cada noiva e de cada evento.

4. Quais os passos para criar a identidade visual para uma festa?

Primeiro é entender a expectativa e personalidade dos noivos, ou seja, o que gostam e como gostam. Em seguida, acho que é saber um pouco sobre a decoração do evento, os impressos não podem brigar com o estilo de decoração, eles precisam ser complementares.

5. Qual a sua maior influência de designer para suas criações?

Poxa, que pergunta difícil, heim? Olha, não sei te explicar exatamente, sou muito sensível eu acho, muitas vezes, entro em sites para ver qualquer outra coisa e vejo um detalhe... Um desenho... Jogo de cores que me inspiram a criar algo diferente. Outro dia, tive uma idéia a partir de uma estampa de calcinha, kkkkkk. Mas além desses “insights” repentinos, eu fuço muito na internet. Tem sites estrangeiros, que não vou me lembrar o endereço agora, que são muito inspiradores.

6. Pela minha experiência, você é a primeira em Campinas e região a trabalhar com identidade visual. Como você se sente sendo a pioneira?

Nossa será? Poxa, não deu tempo de pensar sobre isso ainda, sabia? Pra te falar a verdade, não fiz nem propaganda do meu trabalho e já não estou dando conta de organizar os pedidos que tenho. Comecei a receber pedidos de outras coisas, tipo: folder de propaganda, foto-lembrança para aniversário de 60 anos. Esse por exemplo: a pessoa, estava fazendo com um especialista em arte de uma gráfica, mas veio me procurar, porque não gostou do resultado pouco criativo, segundo ela falou, que o profissional criou. Então, vendo isso, acredito que tenham sim, muitos profissionais no mercado, porém, poucos com criatividade real para criar coisas diferentes.

7. Quais os serviços que você oferece hoje para suas clientes? Pretende ampliar a gama?

Faço arte personalizada de impressos para casamentos, aniversários, chá de panela, chás de lingeries, chás de bebês, etc. Estes incluem: “Save The Date”, que é uma idéia que está começando a ser aceita no Brasil a pouco tempo, que consistem em enviar um pré-convite aos seus convidados alguns meses antes do casamento, que estes possam se programar para o evento; cardápios; cartões de agradecimento ou tags para o carro e lembrancinhas; missal, lembrancinhas, convites para qualquer tipo de evento, CD lembrança, e o que mais der para personalizar.
Agora, depois de receber pedidos, estou começando a criar folders de propaganda e cartões de visita.


8. Sei que você não imprime a arte, mas recomenda algum profissional às suas clientes?

Ah, você tocou em um ponto importante, realmente eu somente crio a arte para os impressos, a impressão ainda é responsabilidade do cliente, faço isso, porque não valeria a pena para elas pagar os custos que eu teria para fazer, se podes fazer por conta própria e não pagar nada. Por enquanto, eu indico as gráficas que costumo fazer os meus sim, porém não tenho vínculo nenhum com elas, só indico porque tenho certeza da qualidade.

9. Tem planos para o futuro oferecer o serviço completo?

Pretendo ir ampliando aos poucos, entretanto, um passo que quero dar, é fazer parcerias com gráficas, assim poderei oferecer serviços a mais e proporcionar mais comodidade ás minhas clientes lindas!!!!!

10. Você só faz a identidade visual para casamentos ou também para outros tipos de festas?

Faço qualquer negocio flor!!!!! Comecei com casamentos porque foi onde encontrei a brecha para entrar, mas como já disse, tenho pedidos para outras situações já e estou adorando fazer.

11. Você só atende clientes de Campinas e região ou também de outras localidades?

Meu forte é campinas e região, por causa da comunidade, mas ando recebendo pedidos de orçamento de noivas de outros lugares, porém, até agora não fechei negocio com elas.

12. Quais são as cores e motivos mais pedidos hoje?

Nossa... As cores preferidas por enquanto está sendo o rosa e marrom. Acho q é uma combinação sucesso mesmo, eu adoro, pois acho clássico e romântico.

13. Com quanto tempo de antecedência você acha ideal a noivinha entrar em contato com você?

O prazo para entrega varia muito de acordo com a quantidade de trabalhos solicitados e com a escolha da arte (para artes novas, mais tempo por exemplo). Porém, aconselho que seja feita com pelo menos 40 dias antes do evento, pois além do tempo para a entrega dos meus trabalhos, ainda é preciso lembrar q eles serão impressos em gráficas e estas muitas vezes oferecem prazos mais longos.

14. Agora, falando como a Dani recém-casada, que conselhos você dá às noivinhas que estão à beira da loucura nos preparativos para o seu grande dia?

Vários conselhos!!!! Mas o principal deles é curtir ao máximo essa fase que estão vivendo, pois ela é intensa e repleta de sentimentos diferentes que vamos viver uma só vez na vida.
Casar, como sempre digo às meninas da comunidade, não é fácil... Precisamos estar dispostas á abrir mão de muitas coisas, siiim... Casar é principalmente abrir mão, abrir mão daquele sapato lindo, para comprar os puxadores dos armários, abrir mão daquela viagem romântica de final de semana, para poder pagar uma parcela do Buffet e assim por diante. Precisamos estar dispostas para fazer escolhas difíceis em todos os níveis, desde as mais fúteis, como escolher a cor do bouquet, até as mais importantes como: escolher onde vamos morar, então, tentem passar por esse momento sem deixar que pequenas coisas (obstáculos) quebrem o encanto e a magia que criaram na vida de vocês e lembrem-se sempre que o estão fazendo, é sempre o máximo que podem fazer e que mesmo que não seja perfeito para os outros, vai ser perfeito para vocês!!! Tornem perfeito a maneira de vocês!!!!!!!


Gostaram? Se ficaram curiosas, entrem em contato com ela! Garanto que vocês vão amar o trabalho dela! ;-)

4 comentários:

Binha disse...

Adorei a entrevista.
Bjs e sucesso para as duas.

Shirley Lebedieff disse...

Adorei a entrevista. Realmente o trabalho da Dani é muito criativo e lindo!!! O sucesso é garantido!!! Afinal de contas personalizar é o que faz o seu evento diferente dos outros!!!!

Amiga seu blog é show, adoro as entrevistas...

bj...bj

Anônimo disse...

Adorei o site!!
Dani, Parabéns pela entrevista!!!
Tô virando sua fã... rss
bjos
Paloma

Unknown disse...

Angela
Amo visitar teu blog,adoro a forma como escreve,as dicas,as entrevistas,tudo perfeito,parabens bjos Chiara