terça-feira, março 03, 2009

Pérolas, por quê não?

Alguém, por favor, me dê uma explicação razoável do motivo das pérolas trazerem azar no grande dia se em outros países é super comum as noivas usarem jóias confeccionadas com este material e além do mais existe a "Bodas de Pérolas"?



Tá! Tudo bem que Jack não é referência nenhuma para um casamento de sucesso, mas que ela estava deslumbrante, chiquérrima e poderosa usando pérolas ninguém pode negar! ;-)

Um comentário:

Carla Bianchi (carla_bianchi@yahoo.com.br) disse...

Olá!
Sou uma acompanhante assídua do seu blog e fico sempre "só olhando". Quando li esta matéria, lembrei de uma lenda da Matemática (alías, sou formada nesta matéria), que diz respeito à filha do famoso hindu Báskara. Não sei se esta lenda tem alguma coisa a haver com a má reputação das pérolas em csamento, mas acho que sim. Espero que vc goste.

Os hindus mediam, calculavam e determinavam as horas do dia com o auxílio de um cilindro colocado num vaso cheio d'água. Esse cilindro, aberto apenas em cima, apresentava um pequeno orifício no centro da superfície da base. À proporção que a água, entrando pelo orifício da base, invadia lentamente o cilindro, este afundava no vaso e de tal modo que chegava a desaparecer por completo em hora previamente determinada.

Lilavati foi, afinal, com agradável surpresa, pedida em casamento por um jovem rico e de boa casta. Fixado o dia e marcada a hora, reuniram-se os amigos para assistir à cerimonia.

Bhaskara colocou o cilindro das horas e aguardou que a água chegasse ao nível marcado. A noiva, levada por irreprimível curiosidade, verdadeiramente feminina, quis observar a subida da água no cilindro. Aproximou-se para acompanhar a determinação do Tempo. Uma das pérolas de seu vestido desprendeu-se e caiu no interior do vaso. Por uma fatalidade, a pérola levada pela água foi obstruir o pequeno orifício do cilindro, impedindo que nele pudesse entrar a água do vaso. O noivo e os convidados esperaram com paciência largo período de tempo. Passou-se a hora propícia sem que o cilindro indicasse o tempo como previra o sábio astrólogo. O noivo e os convidados retiraram-se para que fosse fixado, depois de consultados os astros, outro dia para o casamento. O jovem brâmane, que pedira Lilavati em casamento, desapareceu semanas depois e a filha de Bhaskara ficou para sempre solteira.


Ps.: Adoro pérolas e, apesar da lenda, tenho certeza que as usarei no meu grande dia.

Bjos e parabéns pelo blog!