terça-feira, abril 28, 2009

Tradição explicada e para brincar com as cores!

Primeiro eu gostaria de agradecer à leitora Carla Bianchi que me enviou gentilmente uma história sobre pérolas e casamentos que talvez justifique a intolerância do uso delas no grande dia!

Os hindus mediam, calculavam e determinavam as horas do dia com o auxílio de um cilindro colocado num vaso cheio d'água. Esse cilindro, aberto apenas em cima, apresentava um pequeno orifício no centro da superfície da base. À proporção que a água, entrando pelo orifício da base, invadia lentamente o cilindro, este afundava no vaso e de tal modo que chegava a desaparecer por completo em hora previamente determinada.

Lilavati foi, afinal, com agradável surpresa, pedida em casamento por um jovem rico e de boa casta. Fixado o dia e marcada a hora, reuniram-se os amigos para assistir à cerimonia.

Bhaskara colocou o cilindro das horas e aguardou que a água chegasse ao nível marcado. A noiva, levada por irreprimível curiosidade, verdadeiramente feminina, quis observar a subida da água no cilindro. Aproximou-se para acompanhar a determinação do Tempo. Uma das pérolas de seu vestido desprendeu-se e caiu no interior do vaso. Por uma fatalidade, a pérola levada pela água foi obstruir o pequeno orifício do cilindro, impedindo que nele pudesse entrar a água do vaso. O noivo e os convidados esperaram com paciência largo período de tempo. Passou-se a hora propícia sem que o cilindro indicasse o tempo como previra o sábio astrólogo. O noivo e os convidados retiraram-se para que fosse fixado, depois de consultados os astros, outro dia para o casamento. O jovem brâmane, que pedira Lilavati em casamento, desapareceu semanas depois e a filha de Bhaskara ficou para sempre solteira.


Obrigada, Carlinha! ;-)

E também quero indicar um site bem bacaninha sobre cores! O Colour Lovers... Dá para brincar bastante com as combinações de cores e até estampas... Para você que está em dúvida que paleta de cores usar no seu grande dia, pode ser uma grande ajuda!

6 comentários:

Unknown disse...

oi, Angela!

normalmente pra confirmar o feed abre um janelinha pop up, daquelas pra confirmar as letrinhas, sabe?

descobri seu blog ontem e tô achando o maior barato!

beijocas,
Tati

Jane Abrita disse...

Embora a historia seja bacana e exista certas tradições em relação a usar pérolas...
Eu não me imagino usando algo diferente! De verdade! Pra mim Pérolas por sua raridade e pelo tempo q leva a ser desenvolvida simboliza ainda mais a perfeição da união.
É a minha opiniãozinha...rs
beijos e mais beijos a todas.

Unknown disse...

Que bom que conseguiu!

(tem nada que agradecer, viu?! bem legal o blog mesmo)

beijocas,
Tati

Renata Rainho disse...

nossa interessante a lenda. bj

Carla Bianchi disse...

Ah, esqueci de ddeixar claro, que o Bhaskara da lenda é aquele nosso velho conhecido matemático da "Fórmula de Bhaskara" e Lilivati (a noiva azarada), é sua filha.

Ps.: Não sei quando e se vou me casar um dia, ma se for, usarei pérolas com certeza!

Elisa Siqueira disse...

eu tb descobri seu blog hj e ameiiiiiiii!!! parabéns já vou linkar no meu!!!!