quarta-feira, maio 06, 2009

ENTREVISTA: Fatto.Per.Te Cerimonial

Esta semana entrevistei a fofíssima Virgínia Figueiredo da Fatto.Per.Te Cerimonial da minha cidade do coração, Campinas.

Confesso que fiquei felissíssima de encontrar uma pessoa que se expressa com tanta emoção quando o assunto é casamento (sou ré confessa que também sou assim ;-D.

E fiquem de olho aqui no blog que logo, logo rola uma promoção bem bacana com a Fatto.Per.Te Cerimonial.

Deliciem-se!

Primeiro, conte-nos como surgiu a Fatto.Per.Te?

Este cerimonial é a realização de um sonho... Trabalhei 03 anos em uma empresa do ramo e resolvi sair por questões pessoais. Em 02 meses me vi morrendo de saudade das noivinhas, começaram a aparecer casamentos de pessoas próximas, indicações de antigas noivas e não tive dúvidas, fui me especializar e abrir o meu próprio cerimonial que vem crescendo a cada dia e me deixando cada vez mais feliz. Minha mãe sempre dizia que nasci pra isso e hoje realmente acredito fielmente, não me vejo fazendo outra coisa, cada casamento que faço é a realização de um sonho que vivo com as noivas...

Como é formada a equipe da Fatto.Per.Te?

Trabalhamos com no mínimo 04 pessoas em cada evento. Conto com a coordenadora Gabriela Carrara, o meu segundo eu (risos). Confio muito no trabalho e na pessoa que ela é, mas sempre procuro estar presente nos eventos como coordenadora e cerimonialista.
Busco sempre recepcionistas treinadas, educadas e bem dispostas, elas são muito importantes para que o evento saia realmente perfeito, são os meus “braços direitos” e devo muito do que tenho conquistado à elas...


Quais as funções principais de uma empresa de organização e cerimonial de casamentos?

Um cerimonial cuida de toda organização do evento, checklist de itens e profissionais, confirmações de presença, roteiro com cronograma, organização das entradas e protocolos da cerimônia e recepção, recebimento de presentes, enfim... São muitos detalhes a serem vistos no pré e durante o evento. Cada profissional deste seguimento tem sua forma de trabalho, uma forma que faz com que tudo dê certo para as noivinhas e para que saia com elas tem sonhado conosco há tanto tempo...

Algumas noivinhas tem dúvidas sobre a diferença de contratar o serviço de assessoria e o de cerimonial, explique-nos a diferença:

Uma assessoria é quando os noivos nos contratam para buscar todos os orçamentos de fornecedores que precisam, geralmente passamos de 02 a 04 orçamentos por segmento e cuidados de todos os detalhes para o casal, contratação, auxílio nas escolhas e acompanhamento em reuniões e provas. Cuidamos da parte de reservas em hotéis, curso de noivos, casamento civil etc.
Já a parte de cerimonial inclui alguns desses itens, mas se baseia na organização em si, é indicado para casais que dispõem de tempo para correr atrás desses mil detalhes e que precisam de uma ajuda profissional é como uma assessoria parcial.
Alguns casais também optam por fechar uma equipe de cerimonial somente para o dia do evento, assim ficam tranqüilos para aproveitar seu grande dia. Seja uma assessoria, cerimonial com assessoria parcial ou somente para o dia, tenha certeza de que este serviço é indispensável para que tudo corra bem.


Qual a importância de se ter um profissional auxiliando os noivos em todos os detalhes?

Uma cerimonialista qualificada, conhece todos os detalhes, cronogramas e tem o “felling” para saber sair de certas situações e eventuais probleminhas que possam surgir no decorrer do evento, conhecemos os protocolos de uma cerimônia e a sequência perfeita para uma festa. Além disso, estaremos em contato com os convidados, verificando se estão bem acomodados, sendo bem-servidos, são preocupações que neste dia tão importante, não devem passar pela cabeça dos noivos e sim da equipe contratada.

Com quanto tempo o casal deve procurar o serviço de assessoria ou cerimonial?

Quando antes, melhor... Nós conhecemos muitos profissionais qualificados para o evento e podemos ajudar na contratação destes, tirar dúvidas... Geralmente as noivas nos contratam cerca de 1 ano antes que é quando começam os fechamentos e podem ter mais tempo para parcelamentos.

Como é traçado o projeto de um casamento?

A primeira coisa é identificar o perfil dos noivos, implantar ideias e personalizar da melhor forma possível visando que eles aproveitem o evento. Quando sentamos para projetar o roteiro, são mil dúvidas, mil detalhes, momentos cronometrados e todos devem ser observados e implantados de modo que tudo fique com “ a carinha do casal”.

Algum casal, após conversar com você mudou completamente o projeto do casamento?

É difícil mudar completamente o projeto, mas uma coisinha ou outra sempre acabam modificando, seja uma reserva de mesa para padrinhos com filhos juntos com padrinhos solteiros, a hora da gravata que antes do jantar pode causar a impressão de “estar cobrando o serviço”. Analisamos juntos todas as ideias para não perder o foco e perfil do casal da melhor forma para o evento.

Qual o profissional mais difícil de lidar nesta área? Por quê?

Não existe um profissional difícil, cada um pensa de uma forma, tudo é contratado separadamente, mas no dia todos devem falar a mesma língua, é ai que entra nosso trabalho com roteiro. Acho que todos que trabalham neste ramo devem pensar que este dia é um momento de um sonho, que deve ser respeitado e realizado como único para os noivos e não só para mostrar o trabalho de cada um. Sempre procuro conversar com todos, nunca tive problemas com nenhum profissional da área. No dia somos a mesma equipe!

Qual a parte mais difícil na organização de um casamento?

A escolha dos profissionais... Percebo que muitas noivinhas ficam preocupadas com isso e quando fecham o contrato, se acalmam e começam a voltar a sonhar... Uma dica que sempre dou é que procurem profissionais qualificados, nunca pelo preço e sim pelo trabalho, pela pessoa, por indicações e empatia. Os profissionais escolhidos estarão ao lado de vocês no dia mais esperado, é importantíssimo que haja carinho entre vocês.

Quais as dicas que você dá para o casal ter um casamento bonito e sem gastar tubos de dinheiro?

Existem profissionais ótimos com preços excelentes, procure sempre com antecedência, escolha um buffet com salão próprio ou conveniado, isso faz com que economize no aluguel do salão (muitos buffets que não possuem salão próprio, indicam salões baratos e de qualidade). Lembre-se de que nem sempre o mais caro é o melhor. Não tenha medo de chorar, peça descontos! Trace uma meta de valores e faça pesquisa de preços antes de qualquer fechamento. Se for pagar à vista, peça desconto, em valores parcelados, tome cuidado para não pesar as parcelas, lembre-se de que são vários seguimentos a serem fechados.

Já vi muitas noivinhas "adotando" suas cerimonialistas. Fale um pouco sobre essa relação de amor que surge entre a noiva e a profissional.

Nós cuidamos de um sonho que se realiza em um dia, é preciso muito carinho e atenção pois é um dia muito importante na vida da noiva, família e com o tempo que passamos juntas, formamos laços de afeições, muitas vezes até de amizades, não tem pagamento melhor do que ser lembrada com carinho.! Acredito que não exista uma cerimonialista mais querida ou melhor, cada cerimonialista é especial para a sua noivinha e cada noiva deve ser única e especial para nós também. Se uma noivinha nos contrata é porque , para ela, somos as melhores.. Me sinto muito próxima às minhas noivinhas e amo isso, cada uma é especial do seu jeito, seja no modo de falar um bom dia, de pedir algo, de dar um sorriso, de nos pedir conselhos, de nos ligar chorando desesperadas porque não acham um sapato... Nós praticamente viramos a “melhor amiga da noiva” e isso não tem preço.

É óbvio que a maioria que lhe procuram, são as noivas, mas quando o noivo vai junto numa reunião, ele dá pitacos? Qual a reação da noiva quando o noivo desembesta a dar opiniões sobre o grande dia?

A maioria são noivas, mas ultimamente isso tem mudado, muitos noivos nos procuram para orçamento, estão mais participativos inclusive nos detalhes do grande dia. Já fechei casamentos que conheci o noivo antes e a noiva, somente no dia de assinarmos o contrato, acho que com o tempo, o noivo tem deixado de “não ser a estrela da noite” e tem conquistado seu espaço. Hoje vemos muitas coisas que chamam a atenção dos noivinhos. A hora da gravata é essencial pois é a hora do noivo, é o momento de euforia dele e de seus amigos, o dinheiro pode ser colocado em garrafas, caixas e eles adoram saber de tudo principalmente da pista de dança (risos).

Como você lida com aquelas noivas que estão com a TPC a todo vapor? Que dicas você dá para acalmá-las?

Relaxar! Calma é o remédio para todas as tensões... Problemas, dúvidas sempre acontecem ao logo dos preparativos e é por isso que o cerimonial é tão importante, para buscar as melhores opções e “dar um jeito”. Ansiedade, medo, pesadelos é comum, mas perto do grande dia, tudo deve ser esquecido em uma massagem relaxante, uma boa conversa com os profissionais, uma tarde com as amigas e até telefonemas chorosos com a cerimonial que acaba por virar “cerimiga”...

Qual a cena mais hilária que você já presenciou num casamento? E qual aquela que você jamais queria ter presenciado?

Fiquei triste por uma noiva que passou mal (meninas comam antes do casamento!!!) e não conseguiu aproveitar a festa, um buffet que praticamente acabou com a alegria de um casal quando prometeram um bar itinerante e não conseguiram montar (calma meninas, o buffet faliu). Uma noiva chorando por não querer passar o sapatinho e as colegas e mães passando mesmo assim... Mas momentos bons existem muitos, uma dança inusitada que presenciei foi lindo e agitou a todos, uma noivinha entrando na igreja um tanto quanto “alegre” e pedindo para o padre apressar o casamento em voz baixinha (risos), noivo leiloando escondido a cueca (acreditem, ofereceram 1000 reais!), uma noiva parou a cerimônia para retocar o gloss... Floristas jogando a cesta inteira de flores no chão e fazendo um “vai não vai” na nave (risos)... São alguns momentos que nos rendem boas histórias...

Dê algumas dicas de como lidar com aqueles convidados sem-noção.

Existem muitos problemas com convidados como o fato de pedirem para levar aquele amigo que conheceu ontem ou aquela namorada que surgiu de repente ou aquela amiguinha da filha que esta passando as férias em casa... Tudo deve ser levado em consideração e ser pesado de forma adequada... Um casamento deve ser compartilhado com pessoas próximas a quem temos carinho e estes devem entender sua posição. Sempre indico fazer convites individuais, isso inibe muito a presença de “futuros bicões”... Quando reservamos mesa para família dos noivos, também devemos ter o cuidado de deixar alguém da equipe próximo, pois alguns convidados querem e sentam na mesa como se a reserva nem estivesse ali...

Você acredita que essa crise mundial afetará o setor de casamentos?

Não senti queda ou diferença em fechamentos, no começo algumas pessoas ficaram com medo mas creio que isso não irá afetar nosso setor.

Qual o momento mais marcante em um casamento pra você, aquele que te faz chorar todas as vezes que presencia?

Sem dúvida a entrada da noiva e a troca de alianças na cerimônia, a entrada arrepia, é maravilhoso ver aquela noivinha que ajudamos a se preparar, vê-la realizando o sonho que é este dia realmente não tem preço!

Qual a sensação de ver que tudo deu certo no final do evento?

Por trás de um sonho de cada casal, existe um sonho maior ainda que é de estar perto, presenciar e ajudar nesses momentos... A sensação de ver tudo maravilhoso, ver o sorriso no rosto dos noivos e familiares e saber que contribuímos, receber elogios e o reconhecimento de um casal não tem dinheiro que pague ou palavra que descreva é o que realmente vale o nosso trabalho!



Telefones: (19) 3271.0642 ou (19) 9242.9405
MSN: virginia@fattoperte.net
E-mail: contato@fattoperte.net
Site: www.fattoperte.com.br

Virgínia, obrigada pela entrevista!

9 comentários:

Kháris Cestas Personalizadas disse...

Muuuuuuuuito bom!!!!!!

Aline Faustino disse...

O trabaho desenvolvido pela Virgínia em cada evento é único e especial, e esse é o grande diferencial da Fatto.Per.Te
Tenho a honra de ser uma das colaboradoras para que esse sonho aconteça, trabalho em sua equipe à algum tempo e a cada evento percebo claramente a sua dedicação e responsabilidade com cada detalhe, cada convidado e principalmente o atendimento especial com cada casal de noivos. A Fatto.Per.Te é uma fabrica de sonhos, dirigida por uma excelente pessoa, excelente profissional, que através do seu grande conhecimento sobre o assunto, realiza com uma perfeição incrível o sonho de qualqer casal, independentemente do seu status ou condição financeira.
Virgínia você é merecedora do retorno que está tendo em seu trabalho... Parabéns, e que Deus Continue a te dar essa luz que te faz brilhar e que brilha ainda mais a cada evento!
Aline Faustino

Rejane Wolff - fotógrafa de casamentos disse...

Que jóia seu blog!
Conheci através do Blog da Fatto Per Te! :-)
Beijos.

LilAlex disse...

Olá, sou noivinha e foi Deus e a Flávia Cantusio que me enviou esse anjinho chamado Virginia para me ajudar nesse momento tão importante em minha vida. Agora que meu casamento está tão próximo sei o quanto foi importante para mim encontra-la e ter seus conselhos e sugestões.

Obrigada Vi.

Obs: Angela eu simplesmente adoro seu blog... um chame só. =)

Carol disse...

Angela, Parabens pelo Blog, sempre muito bacana e com novidades!

Vi, adorei a entrevista! Tenho certeza que todo esse reconhecimento é merecedor! Um super beijo, noiva Carol, rs!

Renata Rainho disse...

eu fui a um casamento que o noivo vendeu pedaços da cueca, como se vende gravata.

foi impressionante, como vendeu rápido e eu toda cara de pau falei : ah duvido que seja sua cueca: ele me mostrou os pêlos, tive que comprar!

bj

Angela Camargo disse...

Raquelzita, sempre prestigiando esse espacinho!

Aline, a Virgínia vai adorar sua declaração!

Rejane, venha mais vezes!

Vi, obrigada pelo elogio!

Carol, as novidades andam meio escassas...rs...

Rê, que horror! E que nojento! Eca...rs...

Fatto Per Te disse...

Meninas, muito muito obrigada pelo reconhecimento e carinho de vocês, cada dia fico mais feliz!

No caminho acontecem coisas que ás vezes nos desanimam mas é ótimo ser surpreendida por estes comentários tão fofos... Tenham certeza de que é tudo recíproco...

Angela minha flor, muito obrigada pela oportunidade de expressar em palavras a minha emoção e a felicidade desse trabalho.

Beijos enormes à todas!!!

Van Dias disse...

Vi, parabéns pela entrevista!
Você é uma pessoa iluminada e seu carisma contagia a todos nós!
Admiro você não só como profissional, mas como pessoa!

Um grande beijo!