terça-feira, novembro 24, 2009

Arrume as malas!

Está aí um assunto que quase não abordei no meu blog! Lua de mel!
Não sei bem dizer o porquê, pois para mim, assim como o casamento é uma parte significativa da vida, a lua de mel é uma parte importante do casamento.
Mas nunca é tarde demais, nem para as já casadíssimas, pois é muito normal os casais hoje em dia, realizarem outras viagens de lua de mel, comemorando os aniversários de casamento.
Assim como todos os aspectos do casamento tem que ser bem planejados, a lua de mel também! Vejo casais que vão dar importância a merecida viagem em cima da hora, escolhendo roteiros que não tem nada a ver com eles ou até mesmo levando gato por lebre em hotéis que se dizem cinco estrelas e não passam de meio meteorito!
Como sou uma ex-viajante de mão cheia, tenho algumas diquinhas básicas para sua lua de mel ser um sucesso:



1. Decidir sobre o orçamento: cheguem a um acordo a porcentagem que vão dedicar do orçamento do casamento para a lua de mel. Não deve haver indefinição a respeito. Mantenham uma margem de 5% a 10% a mais, caso decidam prolongar a estadia por um ou dois dias. O orçamento deve incluir os custos de viagem, hotel, alimentação e compras. Há inúmeros destinos que podem se ajustar ao orçamento estipulado.
2. Visite uma agência de viagens: por mais que os noivos sejam descolados em conseguir promoções de passagens aéreas, descobrir hotéis charmosos e baratinhos, não custa nada se programar para dar uma passadinha numa agência de viagens. Além de os profissionais serem competentes o bastante para vocês não entrarem numa furada, poderão conhecer mais roteiros e o preço pode sair até mais em conta, já que a maioria trabalham com vôos fretados.
3. Escolham um destino que satisfaça o gosto de ambos: ele é mar e você é serra? Que tal uma pousada no meio do verde, com cachoeiras mas pertinho da praia? Nada de fazer doce agora para agradar o parceiro! Sentem, conversem e cheguem num acordo que agrade a ambos! Nada pior que daqui a alguns anos jogar na cara do parceiro que odiou o passeio nas dunas de Natal!
4. Faça as malas com antecedência: quanto mais perto do grande dia, mais afazeres aparecem! A maioria dos cronogramas que vi por aí de organização das tarefas pré-casamento, dão o prazo de uma semana anterior ao casamento para arrumar as malas. Mas eu, neurótica de plantão, sugiro duas e com check-list de tudo o que levar. E se de repente você percebe que aquele seu único casaco grosso está manchado e você está indo para um lugar frio! Vai arriscar comprar lá e ficar sem jantar naquele restaurante super bacana que sua amiga indicou por falta de grana?
5. Nada de bagagem desnecessária: me diga para que você vai carregar aquele romance de 639 páginas para a sua lua de mel, quando você tem seu recém-maridinho ao seu lado? Evite levar coisas que provavelmente não serão usadas! Deixe espaço nas malas para trazer as comprinhas do seu destino!
6. Escolha roupas confortáveis e clássicas: nada de roupas extravagantes, de peças que não combinam entre si e que não da liberdade de movimentos! Já pensou você fazendo uma trilha com uma calça jeans ultra-strech? Cruel!!!
7. Leve seu cartão de crédito e débito: carregar muito dinheiro é arriscado hoje em dia! E com a praticidade do dinheiro de plástico, para que se arriscar levando um montão de notas chamativas? Separe alguns trocados para gorjetas e táxi, que na grande maioria, hoje em dia, também já aceitam cartão!
8. Um é pouco, dois é bom, três é demais: muitas pousadas hoje em dia são fechadas somente para casais em lua de mel. Ótimo por um lado, pois não terá nenhuma criança berrando na frente do seu quarto às 6h30 da manhã e nenhuma tia solteirona com olho gordo pra cima de vocês! Mas recusem alguns daqueles vários programas que local oferece com saídas em grupos, afinal, vocês vão querer muitos momentos íntimos também!
9. Não se esqueça dos familiares e amigos mais próximos: lembrancinhas são sempre muito bem-vindas! Mas nada coisas caríssimas, como um colar de pérolas de Maiorca! Pequenos mimos já deixam claro que eles fazem parte da nova vida do casal!
10. Sejam compreensivos e carinhosos: isso é principalmente para casais que quase não tiveram momentos a sós antes do casamento! Provavelmente surgirão hábitos e manias do parceiro que vocês não conheciam! Relevem, aproveitem! Não deixem que pequenas coisas deixem um gosto amargo nesta viagem!

Então, aproveitem e sejam felizes!

2 comentários:

Micha Descontrolada disse...

amei as dicas!!!!
vou começar a anotar tdo q quero levar e acho q preciso. q aí relendo, vejo o q falta e o q está sobrando...


/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Angela Camargo disse...

Micha, ainda pretendo escrever um post com mais dicas sobre a lua de mel!
Obrigada pela visita!
Beijos!