quarta-feira, agosto 10, 2011

A madrasta má dos casamentos: Lista de Convidados

O sonho de 90% dos noivos do mundo é ver todos os rostinhos que foram e são importantes em suas vidas no grande dia... Que muitas vezes também se torna o sonho dos pais de ambos! E daí, quando começam a fazer a lista de convidados, também começa a tortura de quem com certeza receberá o convite.

Nunca é cedo demais, no processo de planejamento do casamento, para começarem a falar sobre a lista de convidados. Antes de anunciarem terão 250 convidados e começarem a convidar as pessoas verbalmente, é uma excelente ideia ambos responderem as seguintes perguntas:
Quais são seus sonhos? Primeiro, certifique-se vocês estão na mesma sintonia. Vocês sempre sonharam com um casamento pequeno e íntimo, ou uma festa de encher um estádio de futebol? Vocês imaginam uma lista de convidados de 30 ou 300 pessoas? Quem é tão importante que vocês não conseguem imaginar se casarem sem eles por perto?
Muito importante é que até que vocês tenham a sua cerimônia e local da recepção decididos, não saberão o tamanho que a lista de convidados pode ser. No entanto, é uma boa ideia nesta fase dos preparativos, começarem a contar a família e seus amigos mais próximos, e ter uma noção de quantos convidados essesciais vocês tem. Afinal, se tem 150 pessoas, provavelmente terão que esquecer a capela apaixonante com apenas 80 lugares.
Vocês terão que tomar decisões difíceis, e daí a importância de se estabelecer diretrizes entre o casal e seus pais.
Bom, independente de quem esteja pagando a maior parte do casamento, vocês terão que dividir a lista igualmente, sendo que é muito mais fácil negociar com os pais, quando são vocês que estão pagando a maior parte do casório.
O próximo passo é sentarem e montarem respectivamente as suas listas e verem se vocês tem condições de arcarem com todos os convidados que vocês desejam. Não se esqueçam, que para um casamento, em média, no Brasil, se gasta R$ 300,00 por pessoa. Claro que esses números variam de região para região e também do grau de luxuosidade que o casal deseja!
Após esta etapa, chega a hora de decidir quem já dará tchau logo no primeiro corte, aqueles que ficarão no banco de reservas e os que serão titulares. Cruel falar desse jeito? Pode até ser, mas é desta forma que a maioria dos casais fazem suas listas.
Para esse corte de convidados, vocês podem usar uma ou mais destas opções:
1. Filhos: a prova de que vocês não estão convidando os filhos é informado aos pais pelo fato de que os nomes dos mesmos não aparecem em qualquer parte do convite. Apenas para se assegurar, no entanto, certifique-se que seus pais e sogros estão ciente da decisão de vocês. Qual será a idade de corte entre crianças e adolescentes é com vocês.
2. Colegas de trabalho: não se sintam obrigados a convidarem seus colegas de serviço. Pior erro, na minha opinião, é colocar convite no mural!
3. Parentes mais distantes que Urano: se vocês tiverem uma família grande, podem excluir parentes distantes, com quem não tenham nenhuma interação regular e social.
4. Convidado dos convidados: sejem firmes quando um de seus convidados pedirem para levar o sobrinho da vizinha. Só se lembrem que convidados casados, noivos ou que namoram já àlgum tempo, tem que convidar o casal.
5. Quando vocês já foram os convidados: se um parente distante ou conhecido os convidaram para o seu casamento, vocêa não tem que cnvidá-los automaticamente para devolverem o favor. Eles entenderão que vocês estão cortando.
Ajam com honestidade com os "não-convidados”. Se as pessoas se aproximarem já se auto-convidado para o grande dia, diguem a verdade e rapidamente. Esperar só serve para tornar a situação ainda mais embaraçosa. Diguem-lhes que adorariam tê-los, mas é impossível convidarem a todos.
Não se arrependam de convidar pessoas a mais, pois cerca de 20 à 30% dos seus convidados não compareceram. Recomendo que criem duas listas para o grande dia, como já disse acima, os de titulares e de reserva e que nenhum deles fique sabendo disso. Entregue os convites da lista A com pelo menos oito semanas de antecedência e peça confirmação de presença e se possível, faça a confirmação ativa rapidamente para que os convites da lista B não sejam entregues muito em cima da data.
Uma outra dica que dou é que criem uma lista, mesmo que simples no Excel com o nome completo de cada convidado, quantas pessoas o acompanham, endereço completo e telefones para contato. Facilitará a vida de vocês e de quem fará o RSPV. Estimule ambas as famílias a ajudarem nesta lista!
Se vocês fazem questão de chamar várias pessoas, mas o orçamento não comporta todo esse número de pessoas, sugiro fazer algo mais simples, mas sem deixar de ser gostoso para todos, como casar num domingo à tarde e servir um café colonial. O que não falta são idéias para um casamento mais em conta, divertido, original e que representem bem o estilo dos noivos. Garanto que fica muito mais bonito e educado do que convidar todos para a cerimônia religiosa e uns 70% para a recepção. Na minha opinião, é de doer essa!

5 comentários:

Renata Rainho disse...

Convidar só uma parte pra festa eu acho péssimo.

Agora comunicar o casamento na empresa eu não acho errado. Acho que apenas tem que informar que será uma celebração íntima, o que não inclui todos os funcionários da empresa.

Na hora do corte pode pensar: quem eu conheço os pais, quem já me convidou pra sua casa, quem me liga no aniversário e assim por diante.

Pessoas que simplesmente nem sabem que vc namora, noiva e vai casar não tem motivo pra receber seu convite.

saudades do orkut... bj

Angela Camargo disse...

Rê, o meu problema é que já passei em três escolas diferentes e deixei poucas, mas boas amizades...
É a que estou agora, é imensa... Tem mais funcionário que aluno (exageeeeeero...rs...), e converso com praticamente todo mundo... Por isso que sou contra colocar no mural, pois entre conversar com todo mundo e ter uma amizade fora dali tem uma enorme diferença...
Saudade também!
Beijos...
;-)

Renata Rainho disse...

Angela eu comunicaria que vai casar, mas não colocaria no mural!

Xaiani disse...

Minha dúvida é a respeito da familia do noivo.
1º O pai dele está no segundo casamento e a atual esposa foi o motivo da separação dos pais há 10 anos atras, mas elas nunca se viram depois do ocorrido (sogra e madrasta). Como devo agir pq ficara uma situação contrangedora, pq meu segro deverá seguir os protocolos ao lado da ex-mulher.
2º Tem dois tios q tem desavenças, fico com medo de convidá-los e ocorrer algum contrangimento na festa.

Angela Camargo disse...

Xaiani, o seu noivo se dá bem com a madrasta? Caso a resposta seja positiva, é de bom tom convidá-la e seu noivo terá que conversar com a mãe, explicando que se não convidá-la, vai magoar o pai, que são somente algumas horinhas. Caso ao contrário, se ele também não conversa com ela, aí terá que conversar com o pai, explicando os motivos de não convidá-la. Na minha opinião, se tudo for conversado numa boa, sem tom de chantagem emocional, tudo dará certo!
Quanto aos tios, convide ambos, mas deixe claro que convidou o outro, mas que gostaria que no seu grande dia, todos estivessem lá para comemorar na paz!
Mas, se tiver cerimonial, deixe-a avisada, para que tome o cuidado de não sentarem perto, tanto os tios como sua sogra e a madrasta e que também fique de alerta durante todo o tempo para que nada demais atrapalhe seu grande dia!
Beijos!
;-)