sábado, julho 19, 2008

CASAMENTO & ESTAMPAS

Quando comecei neste mundinho casamentício, achava muito duvidoso (leia-se, brega mesmo) o gosto dos norte-americanos e europeus por estampas em casamentos.
Mas isso, graças a uma busca constante de me aperfeiçoar e olhar mais criticamente as coisas, ele mudou... E muito!
Nada mais charmoso que usar estampas atualmente. Dá uma personalizada no seu grande dia, deixando com a carinha dos noivos o evento.
Aqui no Brasil, elas apareceram timidamente nas toalhas, mas lá fora as estampas são utilizadas em bolos, convites, trajes das daminhas, lembranças dos convidados, pistas de dança e aonde mais a santa criatividade humana mandar.
Montei um guiazinho para ajudá-las a decidir sobre as estampas. Mas lembrem-se sempre: Menos é mais!

Escolhendo sua estampa
Leve em conta primeiramente o espaço aonde será realizada a recepção. Se você escolheu uma chácara, nada de querer utilizar estampa de oncinha. Feio, muito feio!... Numa mansão? Nem pensar em chita!
Em seguida, pense nas cores que você mais gosta. Isso lhe trará em mente algumas estampas que caem bem com essas cores. Arabescos caem muito bem com cores mais vibrantes. Já o chintz casa-se perfeitamente com tons pastéis.
Fique atenta também ao clima que quer criar no seu casamento. Algo romântico? Vá de vichy, poá, liberty... Algo ultra-classudo? Risca-de-giz, arabescos, status style, toyle-de-jouy... Intimista? Chita, folhagens, dégradé, florais...
Aonde aplicar a estampa

No vestuário: apesar das noivinhas hoje em dia já estarem utilizando detalhes em cores vibrantes em seus vestidos branquinhos, ainda não chegamos no estágio supremo de uma noiva a la viúva Porcina... Graças a Deus!

Nos convites e outros artigos de papelaria: na minha opinião, se você tem medo de errar, utilize a estampa somente aqui. Só não se esqueça que o convite é a carta de apresentação do seu evento. Nada de formas geométricas num casamento campestre!

Na decoração: cobre-manchas e almofadas são as peças mais favoráveis para você abusar um pouquinho. Tem medo de pecar na escolha das cores das flores? Vá de branco! Dificilmente você irá errar com essa cor neutra!

No bolo: o bolo é um dos lugares mais fáceis de adicionar estampas, depois dos convites. Só não se esqueça que a estampa deve refletir as cores utilizadas no restante do casamento. O fundo de pasta americana branca faz um contraste maravilhoso com várias opções de estampas. Listas, poás, folhagens, geométricos, flores...

Nas lembrancinhas: claro que não precisa ser no mimo em si, mas na embalagem. Fica um luxo!







É, tem que ter muito bom senso para se misturar estampas. Na dúvida, peça a opinião de pessoas que você confia plenamente no bom gosto. Se for fazer, procure utilizar as mesmas cores, assim ornará mais criando algo bem interessante.



Maneiras novas de usar a estampa
Comece com os cinco elementos acima e depois veja onde você pode e deve utilizar mais estampas. Considere então guardanapos, velas, almofada das alianças, livro de convidados.
Mas, como eu disse no começo desse texto, menos é mais... Sempre! Afinal, você não quer enjoar do DVD do seu próprio casamento!

Um comentário:

Binha disse...

Ótimo o texto!! Adorei !! Ainda sou desconfiada com estampados rs.
Beijos, Binha.